A sequência de dias de Vento Norte tem trazido prejuízos para os moradores de Santa Maria. Desde 6 de agosto, a cidade tem enfrentado dias com temperaturas altas e ventos fortes. Na segunda-feira, de acordo com informações do setor de meteorologia da Base Aérea, as rajadas de vento chegaram aos 84km/h, por volta das 8h, na região de Camobi. Já a medição da Central de Meteorologia da RBS, no bairro Patronato, detectou rajadas de vento de 104km/h. Ainda que os ventos permaneçam, pelo menos até terça, a notícia é boa. Segundo os especialistas, as rajadas vão perder intensidade.
Moradores da Vila Brenner são os mais prejudicados em Santa Maria
Na segunda, casas ficaram destelhadas na cidade e um homem caiu do telhado ao tentar evitar um curto-circuito (leia mais no texto ao lado). Segundo Vagner Anabor, professor de meteorologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), neste ano, estamos sofrendo a interferência de bloqueios atmosféricos no ambiente, que mantém as mesmas condições de tempo, por um período prolongado. Por isso, os dias com Vento Norte tem se tornado rotina na cidade.Geralmente, quando o Vento Norte aparece, ele dura três dias e depois traz a chuva. Mas, quando acontecem os bloqueios atmosféricos, as massas de ar ficam estacionárias, alterando o comportamento do tempo em determinada região. Dessa vez, um sistema de baixa pressão na Argentina causou chuva por lá e manteve o tempo quente e seco aqui, com a predominância do Vento Norte, e não conseguiu avançar. Por isso, estamos tendo vários dias com vento. Podemos dizer que este é um inverno atípico, em função desses bloqueios afirma o professor.
Ventania derruba postes de energia e deixa uma pessoa ferida em Santa Maria
Ainda segundo Anabor, a nebulosidade vai avançar pelo Estado, o que fará com que os ventos percam a intensidade e se dissipem ao longo da semana. Segundo ele, só é possível ter uma previsão exata até sexta-feira. No entanto, ele garante que as temperaturas devem permanecer elevadas durante o próximo mês e que pode haver uma ocorrência maior de ventos durante o que resta de inverno.Morgana Almeida, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), afirma que essa semana deve se manter igual às últimas duas, sem que frentes frias consigam atingir a região Sul. Segundo ela, a tendência é que o Vento Norte se mantenha até pelo menos quarta-feira, mas sem chuvas:
Pela nossa previsão, devem se manter os dias de temperaturas altas, com ventos mais fracos e sem chuva. A umidade e o calor que vêm da Amazônia deixam a temperatura quente, impedindo que outros tipos de massa se aproximem do Estado.
Sem sinal de internet
Desde o final de semana, clientes de diferentes operadoras de telefonia móvel se queixaram da queda de sinal de internet 3G e 4G e da telefonia. A Tim informou que os serviços passaram por instabilidade por causa da falta de energia elétrica e que os serviços foram normalizados. A Vivo também teve problemas por causa do rompimento de um cabo. A empresa afirmou que mobilizou as equipes para resolver o problema.
Os clientes da Oi também se queixaram da mesma dificuldade. O "Diário" entrou em contato com a assessoria da prestadora de serviço, que não respondeu até o fechamento desta edição.
Os males do vendaval
Além de todos os estragos que provoca, a ventania também pode ser prejudicial para o sono"